Otoplastia – Plástica das Orelhas em Abano em Niterói

Otoplastia – Plástica das Orelhas em Abano em Niterói

Algumas pessoas nascem com uma projeção exagerada do pavilhão auricular, as chamadas orelhas de abano. Este problema pode ser corrigido com a remodelação da cartilagem, através da otoplastia, o que dará contornos normais à orelha. Feita com anestesia local, a cirurgia de correção das orelhas de abano permite que o paciente retorne brevemente às suas atividades normais.

A idade ideal para a otoplastia seria a partir dos sete anos, período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho atingido na idade adulta. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica.

Antes e Depois

Antes e Depois

Indicação

A otoplastia visa à correção de orelhas de abano.

Anestesia utilizada

Crianças: anestesia geral. Adultos: anestesia local com ou sem sedação (a critério).

A cirurgia da orelha de abano deixa cicatrizes?

A cicatriz da otoplastia é praticamente invisível por localizar-se atrás da orelha. Além do mais, como se trata de uma região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar “quase imperceptível” mesmo em algumas técnicas que utilizam pequenas incisões na face anterior.

stress-envelhecimento

A idade tenra é o momento ideal para operação. A partir de 8 anos, ou até um pouco antes a cirurgia plástica de orelhas já pode ser realizada, evitando-se situações de stress e vergonha para as crianças em fase escolar.

Tempo de cirurgia

Geralmente, a cirurgia de correção das orelhas de abano dura em torno de 90 a 120 minutos. Entretanto, o tempo de cirurgia não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois, esta envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. O seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Tempo de internação

De meio período a um dia, dependendo do tipo de anestesia e idade do(a) paciente.

Tempo de recuperação

O paciente já pode retomar as atividades profissionais ou escolares em quatro a cinco dias após a otoplastia. Na primeira semana, deve-se usar uma faixa na cabeça durante 24 horas. Depois deste prazo, será preciso utilizar somente na hora de dormir pelo período de um mês.

Resultado Final

Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80% do resultado almejado. Após 12 semanas, o resultado será definitivo.

Há dor no pós-operatório?

Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório da otoplastia. Quando houver dor, poderemos combatê-la com analgésicos comuns.

Alguns detalhes da cirurgia, uma das técnicas mais simples, de regime ambulatorial.

Alguns detalhes da cirurgia, uma das mais simples e de regime ambulatorial.

Como é o curativo?

Faz-se a proteção da cicatriz com curativos pequenos. Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais. Em alguns casos, recomenda-se o uso das faixas tipo “ballet” ou “tênis”.

Quando são retirados os pontos? Há dor?

Em torno do oitavo dia. Não há dor na retirada dos pontos.

Não há o risco de “voltar o problema” após a cirurgia?

Desde que devidamente conduzida à cirurgia de correção das orelhas de abano, o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois, mesmo as pessoas não operadas e que tenham orelhas normais não apresentam simetria absoluta.

Há perigo nesta operação?

O perigo não é maior ou menor que aquele de se viajar de automóvel, avião ou mesmo o simples atravessar de uma rua. São riscos do quotidiano, os quais estamos acostumados a enfrentar.

Recomendações sobre a Cirurgia de Orelha de Abano:

PRÉ- OPERATÓRIO

– Comunicar-se com o seu médico até a véspera da cirurgia, em caso de gripe, infecções, etc;
– Obedecer o horário estabelecido para internação;
– Manter-se em jejum por um período de 8 a 12 horas antes;
– Lavar os cabelos na vésperas;
– Se tiver cabelos compridos, estes não deverão ser cortados e sim mantidos até um período após à cirurgia. Isto ajuda a disfarçar o curativo nos primeiros dias.

PÓS- OPERATÓRIO

– Evitar sol, vento e traumatismos locais por um período de 10 dias;
– Comparecer ao consultório para controle pós-operatório nos dias indicados pela enfermeira;
– Obedecer à prescrição médica;
– Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).


Outros posts que você vai gostar:

  • blefaroplastia-como-funciona Cirurgia de Pálpebras – Blefaroplastia em Niterói

    Fatores como idade, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais e outros, poderão deixar como consequência sua marca na região das pálpebras. A pele das pálpebras tem uma espessura muito fina, sendo a primeira a demonstrar sinais de envelhecimento facial. O cirurgião plástico fará uma análise profunda para intervir somente naqueles setores que possam se beneficiar com a cirurgia. A cirurgia plástica nas pálpebras ou blefaroplastia corrige os excessos de pele/gordura e flacidez muscular do território palpebral, melhorando em certos casos também o aspecto funcional, como no caso em que a queda da pele desta região prejudica o…

  • plastica-ex-obeso Cirurgia Plástica para Ex-Obesos – Plástica Pós Grandes Perdas Ponderais em Niterói

    A cirurgia plástica pós-bariátrica ou a plástica para ex-obesos é um conjunto de cirurgias plásticas para corrigir as alterações corporais após grande perda ponderal, mais notadamente a flacidez que é o resultado de toda grande perda de peso, que também pode ser decorrente de dieta natural, sem intervenção. Muito mais comum atualmente, a cirurgia bariátrica e a gastroplastia geram grande número de ex-obesos que têm na cirurgia plástica uma necessidade posterior para melhoria do aspeto estético corporal em várias regiões. O tratamento do ex-obeso é feito em etapas, onde se programa uma cirurgia para cada região. A realização de vários procedimentos em um único…

  • quantas-plasticas-juntas Cirurgias Plásticas Combinadas

    Já há muito tempo a cirurgia plástica deixou de ser como era em diversos níveis. São tantas as mudanças que poderia escrever um artigo imenso sobre as evoluções técnicas e em cima dos resultados que se tornam a cada dia mais fiéis com o que a natureza, ou a força maior, chame ela de Deus ou por qualquer nome poderia entregar. Uma dessas revoluções está no avanço das combinações de diversas técnicas para se atingir um objetivo. Hoje não se pode mais falar de ritidoplastia pura e simplesmente, por exemplo. Normalmente uma pessoa que faz um lifting facial realiza também…

  • lifting-pescoco Plástica Cervical – Lifting de Pescoço e Lipoaspiração de Papada em Niterói

    O colo e o pescoço têm enorme influência no conjunto da face. Aparente em quase todas as roupas, a região é nobre e deve ser tratada com os mesmos cuidados que o rosto. Um bom contorno facial pedem um pescoço em equilíbrio para alcance de harmonia global. Tanto a flacidez quanto a "papada" e duplo-queixo são um problemas comuns em ambos os sexos e sinais que se apresentam tanto com o envelhecimento quanto com a elevação do peso. A correção estética da região cervical pode incluir tanto a ressecção de pele, nos casos de flacidez com pouca elasticidade da pele, ou uma lipoaspiração, com menos cicatrizes,…

  • lift-sobrancelhas-niteroi Elevação de Sobrancelhas – Lifting Frontal em Niterói

    Assim como o nariz é elemento central e fundamental na estética do rosto, a sobrancelha, apesar de não parecer, também faz grande diferença no aspecto visual. E não é por acaso, já que elas são os elementos mais importantes da expressão de nossa face, fazendo o papel de atores representantes da raiva, medo, e todos os outros sentimentos expressos. Com o passar dos anos, a pele perde a elasticidade e os tecidos da face ficam mais “frouxos”o que faz com que as sobrancelhas, esses importantes atores, “caiam”, fazendo com que o rosto adquira um aspecto ruim, que pode ser desde…

  • plastica-do-nariz Rinoplastia – Plástica do Nariz em Niterói

    A rinoplastia é a cirurgia das mais tradicionais no âmbito da cirurgia plástica e aquela que mais chama a atenção pelos resultados, devido ao fato de se modificar o contorno facial do paciente. Considerada uma das técnicas que mais evoluíram nos últimos anos, ela permite atualmente resultados estéticos e funcionais (desvio de septo), com preservação dos elementos anatômicos nobres do nariz. O cirurgião plástico André Mattos costuma realizar a rinoplastia do tipo aberta. Indicação A rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz é indicada para a correção de rinomegalia, ponta grossa, giba nasal entre outros. Anestesia utilizada Tanto a anestesia local…

Deixe seu melhor e-mail e receba apenas 1 e-mail mensal com novidades (sem spam)

(Visitado 1.222 vezes, 1 hoje)
Share This