Mentoplastia – Cirurgia Plástica do Queixo em Niterói

Mentoplastia – Cirurgia Plástica do Queixo em Niterói

O queixo constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face. O queixo ideal deverá observar um posicionamento dentro de certos limites estéticos, fazendo um conjunto harmônico juntamente com outros setores como o nariz, olhos, boca, etc.

Mas ele poderá se apresentar situado em posição mais avançada ou mais retraída, em relação ao seu posicionamento. Para ambos os casos, existem correções cirúrgicas. A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retroposicionamento (queixo retraído), através da colocação de um implante de silicone.

mentoplastia-antes-depois

Indicação

A mentoplastia visa corrigir o retroposicionamento (queixo retraído), através da colocação de um implante de silicone.

Qual o tipo de anestesia?

Geralmente, a mentoplastia é indicada em pacientes adultos. Em se tratando de correção exclusivamente do mento, a anestesia é a local (com ou sem sedação prévia, dependendo do caso). Se associada a outras cirurgias, o cirurgião ponderará quanto à conveniência de se realizar o ato cirúrgico sob anestesia local ou geral.

Na colocação da prótese de mento, a cicatriz é pequena e fica escondida abaixo do 'queixo'.

Na colocação da prótese de mento, a cicatriz é pequena e fica escondida abaixo do ‘queixo’.

Onde se localizam as cicatrizes?

Na cirurgia plástica do queixo, poderá ser feita uma cicatriz interna (dentro da boca) ou mediante uma pequena incisão na parte inferior do queixo. Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação da cicatriz.

Tempo de cirurgia

Normalmente, a mentoplastia tem a duração de uma hora.

Tempo de internação

Em geral 12 horas.

Tempo de recuperação

Em uma semana após a mentoplastia, o paciente já pode voltar ao trabalho. A atividade física leve, desde que não haja impacto, está liberada depois de uma semana. Os exercícios físicos mais pesados podem ser retomados depois de um mês.

Resultado Final

O resultado da mentoplastia pode ser visto imediatamente por se tratar de colocação de prótese.

Bons resultados em mentoplastia trazem harmonização ao perfil do paciente.

Bons resultados em mentoplastia trazem harmonização ao perfil do paciente.

Saiba mais sobre a Mentoplastia:
(Leia mais…)

Como é a peça de silicone que será introduzida?

O cirurgião geralmente modela a peça ou se utiliza de peças pré-moldadas (existem vários tamanhos, que poderia ser apresentadas ao (à) paciente durante as entrevistas pré-operatórias.

O silicone é perigoso? Não poderá ocasionar câncer?

Há mais de 35 anos, vem sendo empregado o silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados, sem que se tenha visto a presença de ação cancerígena do silicone. Trata-se de substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução, dentro de uma cápsula fibrosa que o próprio organismo se encarrega de elaborar, logo nos primeiros dias. Raros são os casos de eliminação da peça.

Quando isto acontece, (geralmente devido a problemas no pós-operatório imediato por infecção, traumatismo sobre a área operada, hemorragia, etc.), retira-se a peça mediante uma simples cirurgia sob anestesia local, sem qualquer sequela. Posteriormente, poderá ser reintroduzida uma nova peça. O silicone, na forma líquida, é condenado para uso médico.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não há dor no pós-operatório da cirurgia plástica do queixo. Mesmo que ocorra um discreto desconforto, poderemos neutralizá-la com o uso de analgésicos comuns.

E os curativos?

Costuma-se fazer um tipo de curativo local de manutenção com fins de ajudar a manter a prótese fixada. Além do mais, ele serve de proteção a eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

Quantos dias deverei ficar de repouso?

Dependendo da atividade, apenas 1 dia. Casos especiais poderão determinar cuidados relativos por 4 a 5 dias, sem, contudo necessitar-se de repouso absoluto.

Qual o maior cuidado que se deve tomar antes da operação?

Fazer uma adequada avaliação ortodôntica e odontológica. Se necessário, deve-se realizar uma avaliação por um Cirurgião Buco-Maxilo-Facial.

Na plástica do queixo sem uso de prótese, é feita um deslocamento do osso do mento, projetando-o à frente.

Na plástica do queixo sem uso de prótese, é feita um deslocamento do osso do mento, projetando-o à frente.

Minha fisionomia mudará muito com a cirurgia plástica de queixo?

Haverá um melhor equilíbrio de sua fisionomia, mantendo suas características individuais.

A mentoplastia poderá ser associada à rinoplastia (cirurgia de nariz)?

Em muitos casos, o próprio cirurgião recomenda a associação da mentoplastia com a rinoplastia duas cirurgias, visando um melhor equilíbrio estético da face.

Recomendações sobre a Mentoplastia Estética:

PRÉ- OPERATÓRIO

– Comunicar-se com seu cirurgião plástico até a véspera da cirurgia, em caso de viroses, infecções dentárias, afecção da garganta, etc;
– Internar-se no hospital ou clínica especializada no dia e hora indicados na guia de internação;
– Em caso de anestesia geral, manter o jejum. Se for anestesia local, permite-se refeição leve até 6 horas antes da cirurgia;
– Comparecer acompanhado à internação.

PÓS-OPERATÓRIO

– Evitar sol e traumatismos locais no pós-operatório;
– Retornar ao consultório nos dias e horários estabelecidos;
– Escovar os dentes com escova macia;
– Obedecer à prescrição médica;
– Não se preocupar com o “inchaço” natural do queixo, que poderá persistir por algumas semanas;
– Deitar de barriga para cima;
– Colocar gelo por dez dias;
– Evitar alimentos sólidos que exijam mastigação intensa nos primeiros dias. Alimentação livre, a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).

 


Outros posts que você vai gostar:

  • blefaroplastia-como-funciona Cirurgia de Pálpebras – Blefaroplastia em Niterói

    Fatores como idade, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais e outros, poderão deixar como consequência sua marca na região das pálpebras. A pele das pálpebras tem uma espessura muito fina, sendo a primeira a demonstrar sinais de envelhecimento facial. O cirurgião plástico fará uma análise profunda para intervir somente naqueles setores que possam se beneficiar com a cirurgia. A cirurgia plástica nas pálpebras ou blefaroplastia corrige os excessos de pele/gordura e flacidez muscular do território palpebral, melhorando em certos casos também o aspecto funcional, como no caso em que a queda da pele desta região prejudica o…

  • plastica-ex-obeso Cirurgia Plástica para Ex-Obesos – Plástica Pós Grandes Perdas Ponderais em Niterói

    A cirurgia plástica pós-bariátrica ou a plástica para ex-obesos é um conjunto de cirurgias plásticas para corrigir as alterações corporais após grande perda ponderal, mais notadamente a flacidez que é o resultado de toda grande perda de peso, que também pode ser decorrente de dieta natural, sem intervenção. Muito mais comum atualmente, a cirurgia bariátrica e a gastroplastia geram grande número de ex-obesos que têm na cirurgia plástica uma necessidade posterior para melhoria do aspeto estético corporal em várias regiões. O tratamento do ex-obeso é feito em etapas, onde se programa uma cirurgia para cada região. A realização de vários procedimentos em um único…

  • quantas-plasticas-juntas Cirurgias Plásticas Combinadas

    Já há muito tempo a cirurgia plástica deixou de ser como era em diversos níveis. São tantas as mudanças que poderia escrever um artigo imenso sobre as evoluções técnicas e em cima dos resultados que se tornam a cada dia mais fiéis com o que a natureza, ou a força maior, chame ela de Deus ou por qualquer nome poderia entregar. Uma dessas revoluções está no avanço das combinações de diversas técnicas para se atingir um objetivo. Hoje não se pode mais falar de ritidoplastia pura e simplesmente, por exemplo. Normalmente uma pessoa que faz um lifting facial realiza também…

  • lifting-pescoco Plástica Cervical – Lifting de Pescoço e Lipoaspiração de Papada em Niterói

    O colo e o pescoço têm enorme influência no conjunto da face. Aparente em quase todas as roupas, a região é nobre e deve ser tratada com os mesmos cuidados que o rosto. Um bom contorno facial pedem um pescoço em equilíbrio para alcance de harmonia global. Tanto a flacidez quanto a "papada" e duplo-queixo são um problemas comuns em ambos os sexos e sinais que se apresentam tanto com o envelhecimento quanto com a elevação do peso. A correção estética da região cervical pode incluir tanto a ressecção de pele, nos casos de flacidez com pouca elasticidade da pele, ou uma lipoaspiração, com menos cicatrizes,…

  • lift-sobrancelhas-niteroi Elevação de Sobrancelhas – Lifting Frontal em Niterói

    Assim como o nariz é elemento central e fundamental na estética do rosto, a sobrancelha, apesar de não parecer, também faz grande diferença no aspecto visual. E não é por acaso, já que elas são os elementos mais importantes da expressão de nossa face, fazendo o papel de atores representantes da raiva, medo, e todos os outros sentimentos expressos. Com o passar dos anos, a pele perde a elasticidade e os tecidos da face ficam mais “frouxos”o que faz com que as sobrancelhas, esses importantes atores, “caiam”, fazendo com que o rosto adquira um aspecto ruim, que pode ser desde…

  • plastica-do-nariz Rinoplastia – Plástica do Nariz em Niterói

    A rinoplastia é a cirurgia das mais tradicionais no âmbito da cirurgia plástica e aquela que mais chama a atenção pelos resultados, devido ao fato de se modificar o contorno facial do paciente. Considerada uma das técnicas que mais evoluíram nos últimos anos, ela permite atualmente resultados estéticos e funcionais (desvio de septo), com preservação dos elementos anatômicos nobres do nariz. O cirurgião plástico André Mattos costuma realizar a rinoplastia do tipo aberta. Indicação A rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz é indicada para a correção de rinomegalia, ponta grossa, giba nasal entre outros. Anestesia utilizada Tanto a anestesia local…

Deixe seu melhor e-mail e receba apenas 1 e-mail mensal com novidades (sem spam)

(Visitado 6.817 vezes, 6 hoje)
Share This