Lifiting Facial – Plástica da Face em Niterói

Lifiting Facial – Plástica da Face em Niterói

Quando olhamos para um rosto e podemos ver nitidamente os sinais de envelhecimento, que dificilmente podem ser escondidos, como rugas de expressão, marcas sulcadas de dobras constantes da pele, queda e sobras de pele formando papadas e bolsas pode ser hora de uma cirurgia plástica.

Conhecida como cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, o face-lifting ou ritidoplastia pode ser um bom aliado para atenuar e até remover as marcas de expressão, através do reposicionamento da musculatura, proporcionando o resultado mais natural possível.

Uma ilustração de antes e depois do lifting facial

Uma ilustração de antes e depois do lifting facial

 

No face-lifting, podemos atuar em diversos segmentos da face como elevar o canto externo da sobrancelha, suspender a região das bochechas, esticar a pele do pescoço, diminuindo as papadas e o duplo queixo, reduzir os sulcos ao lado da boca e em torno dos lábios. Enfim, levantamos a pele erguendo o visual da face como um todo, de maneira harmoniosa para deixar a face naturalmente mais jovem, com aparência saudável e descansada.

Indicação

A ritidoplastia ajuda a rejuvenescer a face e atenuar as rugas de expressão. Melhora na autoestima.

Hillary-Clinton-antes-e-depois

A candidata a presidência dos EUA Hilary Clinton, já se submeteu a um procedimento, com excelentes resultados.

 

Anestesia utilizada

Tanto a anestesia geral quanto a local ou a associada são utilizadas na cirurgia plástica facial. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

Como ficarão as cicatrizes? Desaparecerão?

O face-lifting visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro em relação à evolução das cicatrizes, podendo em certos casos, tornarem-se seus sinais praticamente imperceptíveis. Apesar desta advertência prévia, muitos pacientes costumam esquecer-se dos detalhes que são transmitidos durante a consulta inicial e passam a preocupar-se especificamente com a presença das cicatrizes, no período pós-operatório imediato e mediato. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.

Tempo de cirurgia

O face-lifting dura em torno de 120 minutos para a face e fronte e 60 minutos para as pálpebras. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois certos casos demandam maior gasto de tempo em certas fases da cirurgia.

Tempo de internação

Meio período para as cirurgias realizadas sob anestesia local. Vinte e quatro horas para aquelas realizadas sob anestesia geral.

Tempo de recuperação

O paciente pode retomar as suas atividades cotidianas entre 12 a 15 dias após o face-lifting, desde que se evite exposição solar. As atividades físicas leves, como caminhada, estão liberadas em 15 dias. Já exercícios pesados como musculação e corrida após 30 dias.

Resultado final

O resultado final da plástica no rosto só pode ser visto em três meses. No entanto, com 30 dias já se pode ter uma ideia do resultado.

Pós-operatório

Deve-se dormir de barriga para cima, evitar fazer movimentos bruscos com a cabeça, falar pouco além de não mexer na área operada. É recomendado também comer alimentos de fácil mastigação para não forçar a região operada. Evite tomar sol por 15 dias ou enquanto estiver com equimoses.

A face média aos 20, 50 e 75 anos. A partir de 60 anos, o lifting começa a ser mais requisitado.

A face média aos 20, 50 e 75 anos. A partir de 60 anos, o lifting começa a ser mais requisitado.

 

São utilizados curativos?

Geralmente são utilizados curativos secos. O curativo é retirado após as primeiras 24 horas, ficando após esse período, apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais.

Os olhos ficam tampados no pós-operatório?

Não. Apenas recomendamos a aplicação de compressas de algodão ou gaze embebidas em soro gelado sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser removidas conforme o paciente desejar. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.

Há dor no pós-operatório?

Não. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Raramente, um caso pode apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente aliviada com um analgésico.

Quando são retirados os pontos?

A maioria dos pontos das pálpebras são removidos após 3 a 4 dias após o face-lifting. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo) entre 8 e 12 dias.

Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

Entre o 2º e o 7º dia pós-operatório, com certo cuidado. Para secá-los, utilizar secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

Quando poderá ser utilizada a maquiagem?

Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 5º dia.

Qual a evolução pós-operatória?

Você não deve esquecer que até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes. Evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade do que outros. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida à equipe.

Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se de que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.

O corte de cabelo preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?

Na ritidoplastia, os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado com penteado adequado.

O resultado da cirurgia de rejuvenescimento compensa?

Cada caso é analisado individualmente durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com o face-lifting, ficar “mais bonitas”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia, mas apenas um efeito a mais que se busca. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente), é porque o resultado compensa.

As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?

Evidentemente, a única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses dois períodos.

Quantos anos vou rejuvenescer?

Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frisá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de retardar o “relógio do tempo” conforme sua vontade. Podemos afirmar que nenhum cirurgião plástico logrará este intento.

Por quanto tempo persiste o resultado do face-lifting?

O resultado do face-lifting será duradouro e variará entre os pacientes, levando-se em consideração o tipo de pele, a qualidade dela antes da cirurgia, os cuidados pós-operatórios e outros fatores que serão discutidos durante a consulta. O importante é envelhecer com dignidade. O resultado deve rejuvenescer o rosto sem modificar suas características.

A cirurgia do rejuvenescimento facial (rugas) é considerada como uma pequena ou uma grande cirurgia? Há risco nesta operação?

Raramente, a cirurgia de rejuvenescimento facial determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, são passíveis de correções posteriores, mediante “retoques” que permitem obter o resultado previamente almejado.

 


Outros posts que você vai gostar:

  • blefaroplastia-como-funciona Cirurgia de Pálpebras – Blefaroplastia em Niterói

    Fatores como idade, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais e outros, poderão deixar como consequência sua marca na região das pálpebras. A pele das pálpebras tem uma espessura muito fina, sendo a primeira a demonstrar sinais de envelhecimento facial. O cirurgião plástico fará uma análise profunda para intervir somente naqueles setores que possam se beneficiar com a cirurgia. A cirurgia plástica nas pálpebras ou blefaroplastia corrige os excessos de pele/gordura e flacidez muscular do território palpebral, melhorando em certos casos também o aspecto funcional, como no caso em que a queda da pele desta região prejudica o…

  • plastica-ex-obeso Cirurgia Plástica para Ex-Obesos – Plástica Pós Grandes Perdas Ponderais em Niterói

    A cirurgia plástica pós-bariátrica ou a plástica para ex-obesos é um conjunto de cirurgias plásticas para corrigir as alterações corporais após grande perda ponderal, mais notadamente a flacidez que é o resultado de toda grande perda de peso, que também pode ser decorrente de dieta natural, sem intervenção. Muito mais comum atualmente, a cirurgia bariátrica e a gastroplastia geram grande número de ex-obesos que têm na cirurgia plástica uma necessidade posterior para melhoria do aspeto estético corporal em várias regiões. O tratamento do ex-obeso é feito em etapas, onde se programa uma cirurgia para cada região. A realização de vários procedimentos em um único…

  • quantas-plasticas-juntas Cirurgias Plásticas Combinadas

    Já há muito tempo a cirurgia plástica deixou de ser como era em diversos níveis. São tantas as mudanças que poderia escrever um artigo imenso sobre as evoluções técnicas e em cima dos resultados que se tornam a cada dia mais fiéis com o que a natureza, ou a força maior, chame ela de Deus ou por qualquer nome poderia entregar. Uma dessas revoluções está no avanço das combinações de diversas técnicas para se atingir um objetivo. Hoje não se pode mais falar de ritidoplastia pura e simplesmente, por exemplo. Normalmente uma pessoa que faz um lifting facial realiza também…

  • lifting-pescoco Plástica Cervical – Lifting de Pescoço e Lipoaspiração de Papada em Niterói

    O colo e o pescoço têm enorme influência no conjunto da face. Aparente em quase todas as roupas, a região é nobre e deve ser tratada com os mesmos cuidados que o rosto. Um bom contorno facial pedem um pescoço em equilíbrio para alcance de harmonia global. Tanto a flacidez quanto a "papada" e duplo-queixo são um problemas comuns em ambos os sexos e sinais que se apresentam tanto com o envelhecimento quanto com a elevação do peso. A correção estética da região cervical pode incluir tanto a ressecção de pele, nos casos de flacidez com pouca elasticidade da pele, ou uma lipoaspiração, com menos cicatrizes,…

  • lift-sobrancelhas-niteroi Elevação de Sobrancelhas – Lifting Frontal em Niterói

    Assim como o nariz é elemento central e fundamental na estética do rosto, a sobrancelha, apesar de não parecer, também faz grande diferença no aspecto visual. E não é por acaso, já que elas são os elementos mais importantes da expressão de nossa face, fazendo o papel de atores representantes da raiva, medo, e todos os outros sentimentos expressos. Com o passar dos anos, a pele perde a elasticidade e os tecidos da face ficam mais “frouxos”o que faz com que as sobrancelhas, esses importantes atores, “caiam”, fazendo com que o rosto adquira um aspecto ruim, que pode ser desde…

  • plastica-do-nariz Rinoplastia – Plástica do Nariz em Niterói

    A rinoplastia é a cirurgia das mais tradicionais no âmbito da cirurgia plástica e aquela que mais chama a atenção pelos resultados, devido ao fato de se modificar o contorno facial do paciente. Considerada uma das técnicas que mais evoluíram nos últimos anos, ela permite atualmente resultados estéticos e funcionais (desvio de septo), com preservação dos elementos anatômicos nobres do nariz. O cirurgião plástico André Mattos costuma realizar a rinoplastia do tipo aberta. Indicação A rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz é indicada para a correção de rinomegalia, ponta grossa, giba nasal entre outros. Anestesia utilizada Tanto a anestesia local…

Deixe seu melhor e-mail e receba apenas 1 e-mail mensal com novidades (sem spam)

(Visitado 625 vezes, 1 hoje)
Share This