Facelift – Cirurgia de rejuvenescimento facial em Niterói

Facelift – Cirurgia de rejuvenescimento facial em Niterói

Quando olhamos para um rosto podemos ver nitidamente os sinais de envelhecimento e que dificilmente podem ser escondidos, como rugas de expressão, marcas sulcadas de dobras constantes da pele, queda e sobras de pele formando papadas e bolsas.

Como as rugas se parecem em diversas idades?

Como as rugas se parecem em diversas idades?

Conhecida como cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, o face-lifting ou ritidoplastia pode ser um bom aliado para atenuar e até remover as marcas de expressão, através do reposicionamento da musculatura, proporcionando o resultado mais natural possível.

No face-lifting, podemos atuar em diversos segmentos da face como elevar o canto externo da sobrancelha, suspender a região das bochechas, esticar a pele do pescoço, diminuindo as papadas e o duplo queixo, reduzir os sulcos ao lado da boca e em torno dos lábios. Enfim, levantamos a pele erguendo o visual da face como um todo, de maneira harmoniosa para deixar a face naturalmente mais jovem, com aparência saudável e descansada.

Indicação
A ritidoplastia ajuda a rejuvenescer a face e atenuar as rugas de expressão. Melhora na autoestima.

Anestesia utilizada
Tanto a anestesia geral quanto a local ou a associada são utilizadas na cirurgia plástica facial. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

facelift-antes-e-depois

A ritidoplastia tradicional tem as cicatrizes escondidas no couro cabeludo

Como ficarão as cicatrizes? Desaparecerão?
O face-lifting visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes. Além disso, cada paciente comporta-se diferentemente de outro em relação à evolução das cicatrizes, podendo em certos casos, tornarem-se seus sinais praticamente imperceptíveis. Apesar desta advertência prévia, muitos pacientes costumam esquecer-se dos detalhes que são transmitidos durante a consulta inicial e passam a preocupar-se especificamente com a presença das cicatrizes, no período pós-operatório imediato e mediato. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.

Tempo de cirurgia
O face-lifting dura em torno de 120 minutos para a face e fronte e 60 minutos para as pálpebras. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois certos casos demandam maior gasto de tempo em certas fases da cirurgia.

Hillary-Clinton-antes-e-depois

Diz-se na imprensa americana que a candidata a presidência Hilary Clinton fez um facelift. É o que parece realmente. Resultado suave, que preservou rugas, mas rejuvenesceu.

Tempo de internação
Meio período para as cirurgias realizadas sob anestesia local. Vinte e quatro horas para aquelas realizadas sob anestesia geral.

Tempo de recuperação
O paciente pode retomar as suas atividades cotidianas entre 12 a 15 dias após o face-lifting, desde que se evite exposição solar. As atividades físicas leves, como caminhada, estão liberadas em 15 dias. Já exercícios pesados como musculação e corrida após 30 dias.

O pescoço geralmente sofre intervenções quando é feita uma ritidoplastia.

O pescoço geralmente sofre intervenções quando é feita uma ritidoplastia. O conjunto face pescoço é indissociável, e os resultados completos exigem essa cmbinação.

Resultado final
O resultado final da plástica no rosto só pode ser visto em três meses. No entanto, com 30 dias já se pode ter uma ideia do resultado.

Pós-operatório
Deve-se dormir de barriga para cima, evitar fazer movimentos bruscos com a cabeça, falar pouco além de não mexer na área operada. É recomendado também comer alimentos de fácil mastigação para não forçar a região operada. Evite tomar sol por 15 dias ou enquanto estiver com equimoses.

São utilizados curativos?

Geralmente são utilizados curativos secos. O curativo é retirado após as primeiras 24 horas, ficando após esse período, apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais.

Os olhos ficam tampados no pós-operatório?

Não. Apenas recomendamos a aplicação de compressas de algodão ou gaze embebidas em soro gelado sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser removidas conforme o paciente desejar. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.

Há dor no pós-operatório?

Não. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Raramente, um caso pode apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente aliviada com um analgésico.

Quando são retirados os pontos?

A maioria dos pontos das pálpebras são removidos após 3 a 4 dias após o face-lifting. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo) entre 8 e 12 dias.

Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

Entre o 2º e o 7º dia pós-operatório, com certo cuidado. Para secá-los, utilizar secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

Quando poderá ser utilizada a maquiagem?

Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 5º dia.

Qual a evolução pós-operatória?

Você não deve esquecer que até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes. Evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade do que outros. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida à equipe.

Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em ser atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se de que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.

O corte de cabelo preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?

Na ritidoplastia, os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado com penteado adequado.

O resultado da cirurgia de rejuvenescimento compensa?

Cada caso é analisado individualmente durante a 1ª consulta. Algumas pacientes procuram, com o face-lifting, ficar “mais bonitas”. Este não é o objetivo fundamental da cirurgia, mas apenas um efeito a mais que se busca. Desde que nos decidamos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente), é porque o resultado compensa.

As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?

Evidentemente, a única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses dois períodos.

Quantos anos vou rejuvenescer?

Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frisá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de retardar o “relógio do tempo” conforme sua vontade. Podemos afirmar que nenhum cirurgião plástico logrará este intento.

Por quanto tempo persiste o resultado do face-lifting?

O resultado do face-lifting será duradouro e variará entre os pacientes, levando-se em consideração o tipo de pele, a qualidade dela antes da cirurgia, os cuidados pós-operatórios e outros fatores que serão discutidos durante a consulta. O importante é envelhecer com dignidade. O resultado deve rejuvenescer o rosto sem modificar suas características.

A cirurgia do rejuvenescimento facial (rugas) é considerada como uma pequena ou uma grande cirurgia? Há risco nesta operação?

Raramente, a cirurgia de rejuvenescimento facial determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, são passíveis de correções posteriores, mediante “retoques” que permitem obter o resultado previamente almejado.


Outros posts que você vai gostar:

  • mamas-aumento Mamoplastia de aumento: o básico que você precisa saber

    Vias de Acesso: São 3 as principais vias de acesso (incisões). A prótese de mama pode ser colocada de forma periareolar ou seja, em volta da aréola. Através de incisão submamária, no sulco escondido abaixo das mamas ou através de uma corte na axila. Plano anatômico: O plano diz respeito ao local onde a prótese ficará localizada dentro da mama. Existem duas posições possíveis: embaixo da glândula ou abaixo do músculo. [caption id="attachment_328" align="aligncenter" width="500"] Os planos anatômicos mais usados na mamoplastia de aumento.[/caption] Tipos de prótese: Há vários formatos e modelos de próteses de mama, cada uma com uma indicação específica que depende do tipo de mama desejado pela paciente e do plano anatômico escolhido para colocação da prótese. Detre as variações entre os tipos de próteses, 3 são…

  • tipos-lipo Por que tantos tipos de Lipoaspiração?

    Muitos pacientes me trazem questionamentos sobre os tipos de lipoaspiração, a cirurgia mais requisitada no Brasil e nos Estados Unidos, os líderes de cirurgia plástica em todo o mundo. É bem simples, todos os procedimentos chamados lipoaspiração têm o mesmo roteiro: 1) incisão de poucos milímetros. 2) injeção da Solução de Klein 3) uso de cânula para aspirar a gordura. Assim, atualmente todas as lipoaspirações podem ser chamadas previamente de hidro-lipos pois utilizam a solução de Klein, que entumece a gorduram, facilita o procedimento e elimina diversos riscos. Os nomes técnicos e que muitas vezes são usados comercialmente para "vender a cirurgia" dependem exatamente da cânula utilizada no procedimento, no passo 3: - Lipo ultrassônica: Nesse tipo de lipo, primeiramente se utiliza uma cânula com ultrassom na ponta, que liquefaz…

  • abdominoplastia-niteroi Estou grávida, como faço para evitar uma abdominoplastia posterior?

    A abdominoplastia é uma cirurgia plástica muito comum para mulheres que engravidaram e tiveram grande acréscimo de peso durante a gestação. Obviamente, que neste período, a atenção deve estar voltada para o feto e tudo deve ser feito para nutri-lo de forma adequada, e acredito fielmente que as mamães devem se sentir livres para abusar um pouco de seus desejos, afinal é uma fase única onde o que importa mesmo é a criança que virá ao mundo. Mas se você tem uma gestação tranquila e se preocupa com os resultados estéticos posteriores ao parto, talvez vá gostar de saber os limites de peso e suas consequências. O acompanhamento de pacientes que buscam uma abdominoplastia tem indicado que mulheres com ganho de peso até 8 Kg sofrem muito raramente com flacidez…

Deixe seu melhor e-mail e receba apenas 1 e-mail mensal com novidades (sem spam)

 

(Visitado 979 vezes, 1 hoje)
Share This