Cirurgia Plástica para Ex-Obesos – Plástica Pós Grandes Perdas Ponderais em Niterói

Cirurgia Plástica para Ex-Obesos – Plástica Pós Grandes Perdas Ponderais em Niterói

A cirurgia plástica pós-bariátrica ou a plástica para ex-obesos é um conjunto de cirurgias plásticas para corrigir as alterações corporais após grande perda ponderal, mais notadamente a flacidez que é o resultado de toda grande perda de peso, que também pode ser decorrente de dieta natural, sem intervenção.

Muito mais comum atualmente, a cirurgia bariátrica e a gastroplastia geram grande número de ex-obesos que têm na cirurgia plástica uma necessidade posterior para melhoria do aspeto estético corporal em várias regiões.

O tratamento do ex-obeso é feito em etapas, onde se programa uma cirurgia para cada região. A realização de vários procedimentos em um único tempo cirúrgico não é bem vinda, já que as áreas que necessitam intervenção, apesar de variar de acordo com a quantidade de perda de peso e até mesmo com a genética do paciente, podem ser variadas, mais notadamente: mamas, abdome, dorso, braços, pernas, glúteos e face.

Algumas das cirurgias recomendadas para ex-obesos: lifting facial, lifting das coxas,  plástica das costas (torsoplastia), mamoplastias e abdominoplastia.

Algumas das cirurgias recomendadas para ex-obesos: lifting facial, lifting das coxas, plástica das costas (torsoplastia), mamoplastias e abdominoplastia.

Abdominoplastia em Ex-Obeso (Abdômen)

Os excessos de pele e gordura que ocorrem após a gastroplastia são, no abdômen, não somente no sentido vertical (de cima para baixo), mas também no sentido circunferencial (ao redor, na cintura). Após nossa avaliação criteriosa decidimos juntamente com o paciente se a abdominoplastia será realizada pela técnica clássica (que trata apenas o excesso longitudinal), ou pela técnica em âncora, também denominada Flor-de-Lis. Esta última resulta em uma cicatriz em “T” invertido no abdômen, mas trata a flacidez tanto no sentido longitudinal, quanto no circunferencial. Esta técnica é reservada para os casos mais severos. A cirurgia plástica do abdômen pós-cirurgia bariátrica é realizada utilizando os mesmos princípios dos pacientes sem gastroplastia. Apresenta evolução usual independente da técnica utilizada, e tem a mesma recuperação que em pacientes que não tiveram grande perda ponderal. A única diferença pode residir na necessidade de um tempo um pouco maior da presença do dreno aspirativo no abdômen, podendo este permanecer até sete a dez dias.
Outro detalhe importante é que na técnica em âncora não há descolamento, para se diminuir a formação de seroma.

Mamoplastia em Ex-Obeso (Mamas)

É muito comum, a queda das mamas após grandes emagrecimentos, devido a diminuição do seu volume, que gera sobra de pele. Na maioria das vezes, as aréolas também se apresentam uma posição bem baixa e, por vezes, localizadas na curvatura das mamas, encostando no tórax. A cirurgia plástica de mamoplastia após a gastroplastia tem o objetivo de levantar as mamas, restabelecendo o volume com próteses de silicone (necessárias na maioria das vazes, mas nem sempre) e aumentar a auto-estima feminina.

A mamoplastia pós-gastroplastia normalmente é realizada seguindo a técnica clássica do Professor Pitanguy, que resulta em uma cicatriz em “T”, que normalmente tem bom aspecto no final. Como já mencionamos, na maioria dos casos é necessária a colocação de próteses de silicone, pois as mamas costumam apresentar uma flacidez importante de pele com perda de conteúdo. Além disso, após essa perda de peso, o conteúdo mamário acaba tendo um conteúdo gorduroso muito importante em relação à glândula, que resulta em falta de firmeza. Os implantes de silicone dão conteúdo e a firmeza que faltam. A recuperação e os cuidados são semelhantes àqueles de uma cirurgia plastica de mamoplastia com próteses.

A abdominoplastia trata a flacidez na região abominal, muito comum em casos de ex-obesidade.

A abdominoplastia trata a flacidez na região abominal, muito comum em casos de ex-obesidade.

 

Lifting Crural em Ex-Obesos (Coxas) 

A cirurgia plástica das coxas pós cirurgia bariátrica ou gastroplastia é realizada, maioria das vezes, com uma lipoaspiração da face interna do terço superior das coxas, diminuindo o peso do retalho e facilitando a retirada de pele nas coxas ao nível das virilhas.
A retirada do excesso de pele pode ser realizada resultando em uma cicatriz ao longo das virilhas, somente (técnica escolhida na maioria dos casos), ou com um prolongamento na face interna das coxas, podendo se estender até os joelhos (para os casos de flacidez severa).

Lifting Braquial em Ex-Obesos (Braços)

A braquioplastia torna-se necessária, após a perda de peso importante, devido à possibilidade de flacidez nos braços a ponto de dificultar o uso de roupas justas ou causar constrangimentos com determinados movimentos com os braços.
A cirurgia nesses casos, na maioria das vezes, resulta em uma cicatriz longitudinal (ao longo da face interna dos braços), que pode se estender da axila ao cotovelo.
Nos casos mais leves, pode-se realizar apenas uma lipoaspiração na face póstero-lateral dos braços, sem deixar cicatrizes aparentes.

Torsoplastia em Ex-Obesos (Dorso)

Essa cirurgia é normalmente realizada em continuação com a abdominoplastia e resulta em uma cicatriz baixa, nas costas, semelhante à da abdominoplastia, para tratar a
flacidez ao nível da cintura, nas costas. Quando a flacidez é alta, acima dos flancos posteriores, e incomoda bastante quando se usa o sutiã, pode-se realizar uma retirada de pele gordura nas costas num nível mais alto, resultando em uma cicatriz escondida pelo soutien de cada lado.

Gluteoplastia em Ex-Obesos (Glúteos)

Com a perda de peso após a gastroplastia, a flacidez e falta de volume nos glúteos podem incomodar. A solução é a colocação de implantes (proteses) de silicone nos
glúteos. A cirurgia plástica dos glúteos é realizada com uma incisão entre os glúteos,sem deixar cicatrizes aparentes. As protese são colocadas no meio dos músculos,
resultando em uma projeção homogênea e atraente. Como detalhe desta cirurgia, os pacientes precisam ficar um mês sem se sentar, mas a maioria não vê problema nisto e se satisfaz com a excelência dos resultados dessa cirurgia plástica.

Outra opção é o lifting de glúteos. Quando há grande sobra de pele e/ou o paciente não deseja utilizar prótese de silicone, pode-se realizar o lifting com os próprios tecidos do paciente. Com esta técnica, consegue´-se forma e volume dos glúteos sem a inclusão de próteses. Por outro lado a cicatriz é maior e mais aparente que as de inclusão de prótese de glúteo.

Lipoaspiração em Ex-Obesos (diversas regiões do corpo)

Quando a perda de peso, apesar de grande, ainda deixou algumas gorduras localizadas e sem muita flacidez de pele, pode-se realizar a lipoaspiração nessas áreas, com resultados satisfatórios. Deve-se apenas ter em mente os limites de volume (5 a 7%) e de superfície corporal (40%) para que o procedimento de lipoaspiração seja feito com toda a segurança. Áreas do corpo que podem ser lipoaspiradas incluem submento (papada), dorso, flancos, abdômen, culotes, face interna de coxas, joelhos e região pré-axilar.

Lifting Facial em Ex-Obesos

A cirurgia plástica da face pós-bariástria ou pós-obesidade genericamente segue os princípios básicos da ritidoplastia efetuada em pacientes que desejam amenizar os efeitos do tempo. Porém algumas características importantes e inerentes aos pacientes pós-bariátrica ou ex-obesos devem ser observadas. Nestes pacientes há maior flacidez do tegumento, do tecido subcutâneo, provavelmente por absorção da camada adiposa, e da camada muscular. Por isto, em alguns casos após cirurgia bariátrica ou gastroplastia, faz-se necessário enxertia de gordura.


Outros posts que você vai gostar:

  • mamas-aumento Mamoplastia de aumento: o básico que você precisa saber

    Vias de Acesso: São 3 as principais vias de acesso (incisões). A prótese de mama pode ser colocada de forma periareolar ou seja, em volta da aréola. Através de incisão submamária, no sulco escondido abaixo das mamas ou através de uma corte na axila. Plano anatômico: O plano diz respeito ao local onde a prótese ficará localizada dentro da mama. Existem duas posições possíveis: embaixo da glândula ou abaixo do músculo. [caption id="attachment_328" align="aligncenter" width="500"] Os planos anatômicos mais usados na mamoplastia de aumento.[/caption] Tipos de prótese: Há vários formatos e modelos de próteses de mama, cada uma com uma…

  • tipos-lipo Por que tantos tipos de Lipoaspiração?

    Muitos pacientes me trazem questionamentos sobre os tipos de lipoaspiração, a cirurgia mais requisitada no Brasil e nos Estados Unidos, os líderes de cirurgia plástica em todo o mundo. É bem simples, todos os procedimentos chamados lipoaspiração têm o mesmo roteiro: 1) incisão de poucos milímetros. 2) injeção da Solução de Klein 3) uso de cânula para aspirar a gordura. Assim, atualmente todas as lipoaspirações podem ser chamadas previamente de hidro-lipos pois utilizam a solução de Klein, que entumece a gorduram, facilita o procedimento e elimina diversos riscos. Os nomes técnicos e que muitas vezes são usados comercialmente para "vender…

  • abdominoplastia-niteroi Estou grávida, como faço para evitar uma abdominoplastia posterior?

    A abdominoplastia é uma cirurgia plástica muito comum para mulheres que engravidaram e tiveram grande acréscimo de peso durante a gestação. Obviamente, que neste período, a atenção deve estar voltada para o feto e tudo deve ser feito para nutri-lo de forma adequada, e acredito fielmente que as mamães devem se sentir livres para abusar um pouco de seus desejos, afinal é uma fase única onde o que importa mesmo é a criança que virá ao mundo. Mas se você tem uma gestação tranquila e se preocupa com os resultados estéticos posteriores ao parto, talvez vá gostar de saber os…

  • mini-abdominoplastia Abdominoplastia: 10 coisas que você precisa saber sobre a plástica do abdome

    No ranking das cirurgias estéticas mais desejadas pelas mulheres, a abdominoplastia já está entre as primeiras. Será que quem procura por esse procedimento sabe se os resultados reais combinam com o sonho da barriga sequinha? Segundo um estudo feito pelo instituto de pesquisas Ideafix, a pedido da Mentor Worldwide LLC, fabricante de produtos médicos, a abdominoplastia já ultrapassou a colocação de prótese de silicone nos seios e está em segundo lugar na lista dos procedimentos mais desejados pelas mulheres de 18 a 45 anos, atrás apenas da lipospiração. Reunimos então as 10 dúvidas mais comuns sobre a cirurgia para você…

  • protese-panturrilhas-niteroi Prótese de Panturrilhas – Plástica das Panturrilhas em Niterói

    Pernas bem torneadas são uma das caraterísticas mais desejadas pelas mulheres. A harmonia porém entre coxas e panturrilhas não é muito fácil de se conseguir já que as panturrilhas são difíceis de aumentar através de exercícios. No caso dos homens a dificuldade é a mesma e muitos rapazes que fazem academia sofrem de desproporção entre tórax e braços, a parte superior do corpo, com a parte inferior, as pernas, mais notadamente a "batata da perna", que quando menos volumosa faz com que se ressalte a aparência de pernas finas, incompatíveis com o restante do corpo. Indicação para prótese de panturrilha Aumento estético…

  • mamoplastia-niteroi Mamoplastia: conheça os tipos de plásticas que modelam as mamas

    Essas cirurgias podem ser feitas para aumentar, reduzir, levantar ou até mesmo reconstruir os seios. O que é a mamoplastia A mamoplastia é toda cirurgia plástica que transforma e modifica o formato das mamas, tendo por objetivo torná-lo mais harmonioso e proporcional ao restante do corpo. Elas podem aumentar, diminuir ou mesmo alterar a aparência dos seios.   Tipos de mamoplastia Apesar de receber o mesmo nome, a finalidade da mamoplastia faz com que os recursos e processos utilizados sejam diferentes. Entenda como é feita cada uma delas: Mamoplastia de aumento Geralmente são as mulheres que tem seios muito pequenos…

Deixe seu melhor e-mail e receba apenas 1 e-mail mensal com novidades (sem spam)

(Visitado 1.378 vezes, 1 hoje)

2 Comentários

  1. Eu fiz uma lipo mais não vi diferença no meu corpo pois ja vai completar 3 mês e não mudou nada e normal esse inchaço? Dr obrigado.

    • Olá Rosicleide, tudo bem?

      Não posso responder sem avaliação, isso varia muito de pessoa a pessoa, mas o edema já deveria ter diminuído e revelado mais contornos nesse prazo.

      Fico te esperando para fazer essa avaliação pessoalmente em uma das minhas clínicas.

      Seguem os contatos:

      Marcação de consultas e Informações
      Tel.: (21) 2612-8017 e 2612-8015
      contato@andremattos.com.br

      Clínica de Niterói
      Rua Cel. Moreira César, 160 – Grupo 1416 Icaraí – Niterói / RJ – CEP: 24230-062

      Clínica do Rio de Janeiro Rua Dona Mariana, 143 – Sala B 34 Botafogo / RJ – CEP: 22280-020

      *Estacionamento vallet em ambas as clínicas

Share This