Cirurgia de Pálpebras – Blefaroplastia em Niterói

Cirurgia de Pálpebras – Blefaroplastia em Niterói

Fatores como idade, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais e outros, poderão deixar como consequência sua marca na região das pálpebras. A pele das pálpebras tem uma espessura muito fina, sendo a primeira a demonstrar sinais de envelhecimento facial. O cirurgião plástico fará uma análise profunda para intervir somente naqueles setores que possam se beneficiar com a cirurgia. A cirurgia plástica nas pálpebras ou blefaroplastia corrige os excessos de pele/gordura e flacidez muscular do território palpebral, melhorando em certos casos também o aspecto funcional, como no caso em que a queda da pele desta região prejudica o campo visual.

Indicação

Acúmulo de bolsas palpebrais, queda da pálpebra e a perda de definição no sulco palpebral. A blefaroplastia também corrige a queda da pele da pálpebra superior que atrapalha a visão.

Antes e depois ilustrativo

Antes e depois ilustrativo

Anestesia utilizada

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos de cirurgia plástica nas pálpebras é operada sob anestesia local e sedação. Dependendo da vontade do paciente, poderão ser feitas sob anestesia geral. Reserva-se esta última conduta para os casos em que clinicamente está contraindicada a anestesia local ou mesmo, quando a blefaroplastia esteja sendo feita simultaneamente a outras cirurgias.

As cicatrizes são visíveis? Onde se localizam?

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele após a blefaroplastia. Para tanto, deve ser esperado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização, são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.

As incisões são realizadas na parte superior, onde se retira ecesso de pele e inferior, onde o mais comum são as bolsas de gordura. As cicatrizes são pouquíssimo visíveis!

As incisões são realizadas na parte superior, onde se retira ecesso de pele e inferior, onde o mais comum são as bolsas de gordura. As cicatrizes são quase imperceptíveis devido a localização.

Tempo de cirurgia

Normalmente, a cirurgia plástica nas pálpebras dura em torno de 90 minutos. Dependendo do caso, existem alguns detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois esta envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Tempo de internação

Em geral, de 6 a 12 horas.

Tempo de recuperação

Dependendo de sua evolução pós-operatória, você poderá voltar às suas atividades normais, 3 a 4 dias após a blefaroplastia.

Resultado Final

Em geral após 3 meses, poderá ser visto o resultado final da cirurgia plástica nas pálpebras. Entretanto após o primeiro mês haverá substancial melhora em relação ao aspecto inicial.

Bolsa de gordura e sobra de pele retirada das pálpebras direita e esquerda.

Bolsa de gordura e sobra de pele retirada das pálpebras direita e esquerda.

Há dor no pós-operatório?

Geralmente não há dor no pós operatório da blefaroplastia. Compressas com soro gelado são suficientes para tirar o desconforto da cirurgia.

Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente na blefaroplastia. Existem aqueles (as) que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural . O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

O que são as “manchas roxas” observadas em certos casos?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular; são devidas ao próprio trauma cirúrgico. Desaparecem em pouco tempo.

Os olhos ficarão ocluídos após a cirurgia?

Não. Podem ser recomendadas a colocação de compressas frias por alguns minutos, várias vezes ao dia, o que pode ser controlado pelo próprio(a) paciente, como profilaxia do edema.

Afinal, o resultado compensa?

Se você está ciente do que deseja e o cirurgião puder lhe propiciar aquilo que você pediu, sem dúvida compensa. Entretanto, é importante levar em consideração o fato de que a cirurgia das pálpebras não proporciona rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Muitas pacientes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a blefaroplastia. O cirurgião plástico apenas melhorará essa área. Os “pés de galinha” nunca desaparecerão por completo, devido à ação do músculo orbicular.

Uma cirurgia relativamente simples, com impacto impressionante no rejuvenescimento facial, tanto para homens quanto para mulheres.

Uma cirurgia relativamente simples, com impacto impressionante no rejuvenescimento facial, tanto para homens quanto para mulheres.

Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?

Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal para a realização da cirurgia plástica nas pálpebras. Essa é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e geralmente ocorre após a terceira década.

Recomendações sobre a Blefaroplastia:

PRÉ- OPERATÓRIO

– Comparecer ao local da cirurgia (hospital, clínica) no horário previsto na sua guia de internação;
– Comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação.
– Não fazer maquiagem no dia da internação;
– Trazer óculos escuros;
– Na eventualidade de se internar no mesmo dia da operação, venha em jejum;
– Compareça acompanhado (a) para a internação.

PÓS-OPERATÓRIO

– Compressas com água fria sobre os olhos poderão ser úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar certo conforto pós-operatório;
– Alimentação livre, a partir do segundo dia pós-operatório. Carnes, leite e ovos (proteínas) são recomendados, assim como vitaminas, em forma de frutas;
– Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural e ao vento;
– Evitar sol e vento por 8 dias;
– Obedecer à prescrição médica;
– Voltar ao consultório para curativo e revisão nos dias estipulados;
– Não traumatizar nem “coçar” os olhos;
– Dependendo de sua evolução pós-operatória, você poderá voltar às suas atividades normais, após 3 a 4 dias.

A cirurgia de blefaroplastia pode ser feita individualmente ou em conjunto com um facelifting, o rejuvenescimento facial completo.

 


Outros posts que você vai gostar:

  • plastica-ex-obeso Cirurgia Plástica para Ex-Obesos – Plástica Pós Grandes Perdas Ponderais em Niterói

    A cirurgia plástica pós-bariátrica ou a plástica para ex-obesos é um conjunto de cirurgias plásticas para corrigir as alterações corporais após grande perda ponderal, mais notadamente a flacidez que é o resultado de toda grande perda de peso, que também pode ser decorrente de dieta natural, sem intervenção. Muito mais comum atualmente, a cirurgia bariátrica e a gastroplastia geram grande número de ex-obesos que têm na cirurgia plástica uma necessidade posterior para melhoria do aspeto estético corporal em várias regiões. O tratamento do ex-obeso é feito em etapas, onde se programa uma cirurgia para cada região. A realização de vários procedimentos em um único…

  • quantas-plasticas-juntas Cirurgias Plásticas Combinadas

    Já há muito tempo a cirurgia plástica deixou de ser como era em diversos níveis. São tantas as mudanças que poderia escrever um artigo imenso sobre as evoluções técnicas e em cima dos resultados que se tornam a cada dia mais fiéis com o que a natureza, ou a força maior, chame ela de Deus ou por qualquer nome poderia entregar. Uma dessas revoluções está no avanço das combinações de diversas técnicas para se atingir um objetivo. Hoje não se pode mais falar de ritidoplastia pura e simplesmente, por exemplo. Normalmente uma pessoa que faz um lifting facial realiza também…

  • lifting-pescoco Plástica Cervical – Lifting de Pescoço e Lipoaspiração de Papada em Niterói

    O colo e o pescoço têm enorme influência no conjunto da face. Aparente em quase todas as roupas, a região é nobre e deve ser tratada com os mesmos cuidados que o rosto. Um bom contorno facial pedem um pescoço em equilíbrio para alcance de harmonia global. Tanto a flacidez quanto a "papada" e duplo-queixo são um problemas comuns em ambos os sexos e sinais que se apresentam tanto com o envelhecimento quanto com a elevação do peso. A correção estética da região cervical pode incluir tanto a ressecção de pele, nos casos de flacidez com pouca elasticidade da pele, ou uma lipoaspiração, com menos cicatrizes,…

  • lift-sobrancelhas-niteroi Elevação de Sobrancelhas – Lifting Frontal em Niterói

    Assim como o nariz é elemento central e fundamental na estética do rosto, a sobrancelha, apesar de não parecer, também faz grande diferença no aspecto visual. E não é por acaso, já que elas são os elementos mais importantes da expressão de nossa face, fazendo o papel de atores representantes da raiva, medo, e todos os outros sentimentos expressos. Com o passar dos anos, a pele perde a elasticidade e os tecidos da face ficam mais “frouxos”o que faz com que as sobrancelhas, esses importantes atores, “caiam”, fazendo com que o rosto adquira um aspecto ruim, que pode ser desde…

  • plastica-do-nariz Rinoplastia – Plástica do Nariz em Niterói

    A rinoplastia é a cirurgia das mais tradicionais no âmbito da cirurgia plástica e aquela que mais chama a atenção pelos resultados, devido ao fato de se modificar o contorno facial do paciente. Considerada uma das técnicas que mais evoluíram nos últimos anos, ela permite atualmente resultados estéticos e funcionais (desvio de septo), com preservação dos elementos anatômicos nobres do nariz. O cirurgião plástico André Mattos costuma realizar a rinoplastia do tipo aberta. Indicação A rinoplastia ou cirurgia plástica de nariz é indicada para a correção de rinomegalia, ponta grossa, giba nasal entre outros. Anestesia utilizada Tanto a anestesia local…

  • cicatriz-plastica Cicatriz e a Cirurgia Plástica

    A cicatriz é e sempre será uma das grandes questões ligadas à qualquer tipo de cirurgia. Muitas vezes colocada em segundo plano nas cirurgias feitas por problemas de saúde, justamente pela obrigatoriedade e pelo foco na resolução das dificuldades, na cirurgia estética ela é totalmente opcional já que quem se submete à esses procedimentos está fazendo uma escolha, quase uma troca entre o melhoramento estético e a cicatriz inevitável. Devido ao foco, talvez o cirurgião plástico seja o maior conhecedor do assunto e aquele que melhor pode falar e agir em relação ao tema. Tipos de Cicatriz Existem basicamente dois tipos de…

Deixe seu melhor e-mail e receba apenas 1 e-mail mensal com novidades (sem spam)

(Visitado 3.015 vezes, 1 hoje)
Share This