Cicatriz e a Cirurgia Plástica

Cicatriz e a Cirurgia Plástica

A cicatriz é e sempre será uma das grandes questões ligadas à qualquer tipo de cirurgia.

Muitas vezes colocada em segundo plano nas cirurgias feitas por problemas de saúde, justamente pela obrigatoriedade e pelo foco na resolução das dificuldades, na cirurgia estética ela é totalmente opcional já que quem se submete à esses procedimentos está fazendo uma escolha, quase uma troca entre o melhoramento estético e a cicatriz inevitável.

Devido ao foco, talvez o cirurgião plástico seja o maior conhecedor do assunto e aquele que melhor pode falar e agir em relação ao tema.

Tipos de Cicatriz

Existem basicamente dois tipos de cicatrizes patológicas, aquelas que são consideradas inestéticas e que os cirurgiões plásticos tentam evitar a todo custo: queloides e hipertróficas. Essas são mais típicas em pacientes negros e orientais, mas podem ocorrer em qualquer pessoa.

Outros tipos também pode ser consideradas danosas e incluem as alargadas, deprimidas, discrômicas….

Cicatrizes patológicas além da questão estética, podem causar dor e coceira, atingindo a autoestima e saúde do paciente.

A Cicatriz

Qualquer lesão na pele ou em outros tecidos do corpo, acidentais ou cirúrgicos, geram uma cicatriz. Isso é fato!

O tipo de cicatriz adquirida, independente do caso, depende de uma série de fatores, dentre eles: tipo de sutura feita, genética, localização da cicatriz, cuidados com curativo, nutrição…

O que difere uma cicatriz acidental de uma cirúrgica é justamente a capacidade que tem o médico de controlar seu aspecto e localização.

Na cirurgia plástica existem condições de gerenciar o aspeto das cicatrizes e muitas das técnicas são feitas pensando nessa questão.

A cirurgia de lifting facial por exemplo, usa o couro cabelubo para escondê-las.  Os implantes de próteses normalmente buscam vias menos aparentes como as axilas, o sulco das mamas e o espaço entre nádegas para disfarçar ou esconder completamente o acesso.

Quando esconder não é uma possibilidade, a opção é localizar as cicatrizes em lugares menos aparentes, casos da braquioplastia (plástica dos braços) e do lifting crural (coxas), onde os cirurgiões localizam as cicatrizes nas faces internas das coxas e braços.

A cicatriz da braquioplastia é ampla, mas vale a pena!

A cicatriz da braquioplastia é ampla, mas vale a pena!

Mas nem todas as cirurgias podem esconder ou disfarçar as cicatrizes devido à posição em que são realizadas ou à técnica necessária. Nesses casos, a troca entre a melhora estética e a cicatriz deve ser ainda mais pensada pelo paciente, ainda que quase sempre o ganho estético seja mais importante que a aparência da cicatriz. Esse caso é bem demonstrado pela abdominoplastia, uma das cirurgias mais desejadas pelas mulheres, que remodela o aspecto abdominal flácido e que em casos mais severos tem cicatriz horizontal ampla, coberta apenas em roupas íntimas.

abdominoplastia-cicatriz

Mas como reduzir a possibilidade de cicatrizes inestéticas?

Sem controle absoluto sobre o processo de cicatrização, os cirurgiões plásticos podem cumprir alguns passos para melhorar o aspecto da cicatriz.

Pré-operatório: Controle em consulta Corriqueiramente antes das cirurgias é feito um controle pesquisando antecedentes pessoais e familiares, que buscam avaliar riscos e características genéticas.

Durante a Cirurgia: Sutura Evitar infecção local e pôr em prática uma técnica minimamente traumática, usando fios especiais, evitando tensionar a cicatriz e machucar a pele é um dos aspectos mais importantes.

Pós cirúrgico: Cuidados Uma das fases mais importantes é a pós cirúrgica. Ou seja, o paciente é o maior interessado e o mais importante elo para que tudo dê certo ao final do processo.

Cumprir o tempo de descanso e as recomendações médicas como evitar alimentação gordurosa, tabagismo e etilismo são fundamentais para evitar cicatrizes inestéticas.

Tomando as medidas certas tanto cirurgião como paciente podem ajudar a obter as melhores cicatrizes, ressaltando sempre que o controle total dos resultados é impossível.


Outros posts que você vai gostar:

  • mamas-aumento Mamoplastia de aumento: o básico que você precisa saber

    Vias de Acesso: São 3 as principais vias de acesso (incisões). A prótese de mama pode ser colocada de forma periareolar ou seja, em volta da aréola. Através de incisão submamária, no sulco escondido abaixo das mamas ou através de uma corte na axila. Plano anatômico: O plano diz respeito ao local onde a prótese ficará localizada dentro da mama. Existem duas posições possíveis: embaixo da glândula ou abaixo do músculo. [caption id="attachment_328" align="aligncenter" width="500"] Os planos anatômicos mais usados na mamoplastia de aumento.[/caption] Tipos de prótese: Há vários formatos e modelos de próteses de mama, cada uma com uma…

  • tipos-lipo Por que tantos tipos de Lipoaspiração?

    Muitos pacientes me trazem questionamentos sobre os tipos de lipoaspiração, a cirurgia mais requisitada no Brasil e nos Estados Unidos, os líderes de cirurgia plástica em todo o mundo. É bem simples, todos os procedimentos chamados lipoaspiração têm o mesmo roteiro: 1) incisão de poucos milímetros. 2) injeção da Solução de Klein 3) uso de cânula para aspirar a gordura. Assim, atualmente todas as lipoaspirações podem ser chamadas previamente de hidro-lipos pois utilizam a solução de Klein, que entumece a gorduram, facilita o procedimento e elimina diversos riscos. Os nomes técnicos e que muitas vezes são usados comercialmente para "vender…

  • abdominoplastia-niteroi Estou grávida, como faço para evitar uma abdominoplastia posterior?

    A abdominoplastia é uma cirurgia plástica muito comum para mulheres que engravidaram e tiveram grande acréscimo de peso durante a gestação. Obviamente, que neste período, a atenção deve estar voltada para o feto e tudo deve ser feito para nutri-lo de forma adequada, e acredito fielmente que as mamães devem se sentir livres para abusar um pouco de seus desejos, afinal é uma fase única onde o que importa mesmo é a criança que virá ao mundo. Mas se você tem uma gestação tranquila e se preocupa com os resultados estéticos posteriores ao parto, talvez vá gostar de saber os…

  • mini-abdominoplastia Abdominoplastia: 10 coisas que você precisa saber sobre a plástica do abdome

    No ranking das cirurgias estéticas mais desejadas pelas mulheres, a abdominoplastia já está entre as primeiras. Será que quem procura por esse procedimento sabe se os resultados reais combinam com o sonho da barriga sequinha? Segundo um estudo feito pelo instituto de pesquisas Ideafix, a pedido da Mentor Worldwide LLC, fabricante de produtos médicos, a abdominoplastia já ultrapassou a colocação de prótese de silicone nos seios e está em segundo lugar na lista dos procedimentos mais desejados pelas mulheres de 18 a 45 anos, atrás apenas da lipospiração. Reunimos então as 10 dúvidas mais comuns sobre a cirurgia para você…

  • plastica-ex-obeso Cirurgia Plástica para Ex-Obesos – Plástica Pós Grandes Perdas Ponderais em Niterói

    A cirurgia plástica pós-bariátrica ou a plástica para ex-obesos é um conjunto de cirurgias plásticas para corrigir as alterações corporais após grande perda ponderal, mais notadamente a flacidez que é o resultado de toda grande perda de peso, que também pode ser decorrente de dieta natural, sem intervenção. Muito mais comum atualmente, a cirurgia bariátrica e a gastroplastia geram grande número de ex-obesos que têm na cirurgia plástica uma necessidade posterior para melhoria do aspeto estético corporal em várias regiões. O tratamento do ex-obeso é feito em etapas, onde se programa uma cirurgia para cada região. A realização de vários procedimentos em um único…

  • protese-panturrilhas-niteroi Prótese de Panturrilhas – Plástica das Panturrilhas em Niterói

    Pernas bem torneadas são uma das caraterísticas mais desejadas pelas mulheres. A harmonia porém entre coxas e panturrilhas não é muito fácil de se conseguir já que as panturrilhas são difíceis de aumentar através de exercícios. No caso dos homens a dificuldade é a mesma e muitos rapazes que fazem academia sofrem de desproporção entre tórax e braços, a parte superior do corpo, com a parte inferior, as pernas, mais notadamente a "batata da perna", que quando menos volumosa faz com que se ressalte a aparência de pernas finas, incompatíveis com o restante do corpo. Indicação para prótese de panturrilha Aumento estético…

Deixe seu melhor e-mail e receba apenas 1 e-mail mensal com novidades (sem spam)

 

 

 

 

(Visitado 908 vezes, 1 hoje)
Share This